Teonis Wiki
Advertisement
Mais sobre este artigo:
Vídeos Vídeos selecionados
Wikiquote-logo Citações selecionadas
Placeholder other Dados de debates
Placeholder other de imagens
Placeholder other Categoria correspondente
Saiba mais sobre Richard Dawkins:
Wikipedia, a enciclopédia livre Wikipedia anglófona e lusófona

Clinton Richard Dawkins (Nairobi, 26 de março de 1941) é um eminente zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica britânico, natural do Quênia, além de ex-professor da Universidade de Oxford.

Dawkins é conhecido principalmente pela sua visão evolucionista centrada no gene como exposta em seu livro O Gene Egoísta, publicado em 1976. O livro também introduz o termo "meme", fundamental no estudo da memética. Em 1982, ele realizou uma grande contribuição à ciência da evolução com a teoria, apresentada em seu livro O Fenótipo Estendido, de que o efeito fenotípico não se limita ao corpo de um organismo, mas sim de que o efeito influencia no ambiente em que vive este organismo. Desde então escreveu outros livros sobre evolução e apareceu em vários programas de televisão e rádio para falar de temas como biologia evolutiva, criacionismo e religião.

Dawkins também é famoso por sua defesa e divulgação de correntes como o ateísmo, ceticismo e humanismo. Um entusiasta do movimento bright e membro da corrente chamada Novo Ateísmo, Dawkins é tido como um dos grandes intelectuais da atualidade[1] em referência a seu trabalho como comentador de ciência, religião e política. Esses assuntos são retratados em "Deus, um delírio", livro de sua autoria que se tornou best-seller em vários partes do mundo e que defende, entre outras coisas, a provável inexistência de Deus.

Por sua intransigente defesa à teoria de Darwin, recebeu o apelido de "rottweiler de Darwin" (Darwin's rottweiler), em alusão ao apelido de Thomas H. Huxley, que era chamado de "buldogue de Darwin" (Darwin's bulldog).

Publicações[]

Para uma lista de publicações por Richard Dawkins, veja a página correspondente na Wikipédia lusófona.

Veja também[]

Referências


Advertisement