Teonis Wiki
Advertisement
Mais sobre este artigo:
Vídeos Vídeos selecionados

Uma das objeções levantadas contra o teísmo é a alegação de que a fé, alegando-se que essa é a base para as religiões, é "crença na ausência de evidências". Essa definição é apresentada em fontes como o American Heritage Dictionary,[1] Devil's Dictionary,[1] The Free Dictionary,[2] e Merriam-Webster Dictionary,[3] sendo extensivamente utilizada pelo biólogo novo-ateu Richard Dawkins como parte de sua crítica à religião.[4][5]

Esta objeção está diretamente relacionada à alegação de que as religiões não são baseadas em evidências.

Avaliação[]

A objeção é ruim, pois a palavra "fé" possui mais de um significado e diferentes culturas, religiões ou circusntâncias podem ter apresentado a palavra sob tais diferentes significados, inviabilizando qualquer generalização aceitável.

No que diz respeito ao Cristianismo, todavia, a objeção é notavelmente falsa, pois, para a fé cristã, "fé" significa uma confiança pessoal em algo ou alguém, sendo que esse "algo" normalmente é a veracidade de uma proposição. Dessa forma, quando a Bíblia afirma que devemos ter fé que Deus existe, o que ela está a afirmar é que devemos ter uma confiança, de caráter pessoal, de que Deus existe.

Referências

  1. 1.0 1.1 Faith (em inglês). Página visitada em 7 de abril de 2011.
  2. http://www.thefreedictionary.com/faith
  3. http://www.merriam-webster.com/dictionary/faith
  4. British TV - Richard Dawkins Interview (em inglês). Estrelando Richard Dawkins. Publicado no YouTube por clintburky em 17/07/2007. Visualizado em 7 de abril de 2011. Duração: 10:24. Momento específico: 03:27.
  5. Evolution Is Only A Theory (em inglês). Estrelando Richard Dawkins. Publicado no YouTube por FFreeThinker em 26/03/2009. Visualizado em 27 de março de 2011. Duração: 6:46.


Objeções comuns contra ateísmo e teísmo
Advertisement