Teonis Wiki
Register
Advertisement
Mais sobre este artigo:
Vídeos Vídeos selecionados

O chamado argumento da fonte de informação externa ao DNA consiste num tipo de argumento teleológico por informação que afirma que a teoria da evolução é incapaz de explicar a existência da vida na Terra porque os seres vivos requerem uma informação ausente da célula para se desenvolverem, de forma que mesmo que a informação do DNA tenha sido resultado da evolução, ainda assim um Designer necessariamente existe.[1]

Apresentação[]

Circularidade do uso do DNA[]

Uma forma de se demonstrar que há uma fonte de informação externa ao código genético é analisando-se a circularidade que ocorreria na cópia das informações do DNA caso somente este fosse fonte de informações na célula.

A ciência nos revela que há um mecanismo que copia os dados do DNA quando uma outra proteína, o RNA, está para ser produzida. Enquanto que o DNA serve como que um banco de dados para a célula, o RNA é o veículo que leva uma parte deste dado para se converter em proteína em outro momento posterior. Todavia, este processo levanta algumas perguntas, a saber:

  1. Como que os mecanismos de cópia do DNA para a produção do RNA sabem quando que eles devem executar a sua tarefa?
  2. Como que os mecanismos de cópia do DNA para a produção do RNA sabem como que eles devem executar a sua tarefa?
  3. Como que os mecanismos de cópia do DNA para a produção do RNA sabem onde que eles devem executar a sua tarefa (i.e. qual das muitas informações do DNA eles devem copiar, em relação a (1) e (2))?

Naturalmente, estas perguntas só podem ser resolvidas pela presença de informação: assim como o DNA, de certa forma, "dá as ordens" para a formação de um tipo de nariz ao invés de outro, assim também é necessário uma fonte de informação que "dê as ordens" para que os mecanismos de cópia do DNA executem suas funções. Todavia, se o DNA é a única fonte de informação no nível celular, então somente ele pode providenciar estes dados, o que naturalmente levaria a um raciocínio circular, uma vez que as mesmas perguntas poderiam ser feitas novamente, apenas num nível anterior. Da mesma forma caso haja uma outra fonte de informação na célula que poderia resolver o problema (e.g. o DNA mitocondrial auxiliando no nuclear), esta mesma fonte precisaria de seu próprio mecanismo de passagem de informação, novamente gerando uma circularidade.

Segundo o que se propõe, a única forma de se resolver este problema é na presença de uma fonte externa à celular que possa ser fonte de informação para este processo. Todavia, é evidente que a biologia é incapaz de providenciar a resposta, o que leva à inevitável conclusão da existência de uma Mente (de preferência eterna) que transcende o nível biológico e que é a fonte desta informação.

Referências[]

  1. Meyer, Stephen C.; Discovery Institute, Ilustra Media. Darwin's Dilemma 7 of 8 (documentário) (em inglês). Darwin's Dilemma. YouTube. Vídeo visualizado em 1 de maio de 2010.

Veja também[]

Argumentos para o Teísmo
Advertisement